Peeling facial


Você costuma fazer peeling facial? …Então experimrmatologistas e médicos estéticos por meio de ácidos e outras formulas. Durante o processo de peeling facial ocorre a destruição da camada superficial, média ou profunda da pele, sofrendo escamação dessas camadas eliminando células mortas e dando lugar a uma pele nova, mais saudável e bonita e com menos rugas, manchas, acne e outras imperfeições.

Em princípio, ele retira uma camada de pele, que depois é regenerada com  um aspecto renovado muito mais saudável.

A descamação superficial da camada mais externa ativa um mecanismo biológico que estimula a renovação e o crescimento celular, através de alterações profundas na arquitetura celular, tais como:

aumento da espessura da epiderme

diminuição da quantidade de melanina depositada ( manchas)

aumento na produção de fibras colágenas e na irrigação sangüínea ( rejuvenescimento)

aumento na permeabilidade cutânea, favorecendo a penetração de princípios ativos coadjuvantes no tratamento pós peeling.

Profundidade do Peeling Facial

Como primeiro passo do peeling, o médico analisa e prepara a pele do paciente. Em seguida, decide o tipo de peeling e a intensidade do processo. Baseado no tipo de pele e nos objetivos a serem alcançados pelo paciente, o médico pode realizar o peeling dentro dos seguintes critérios:

Peeling Facial Superficial: indicado para manchas superficiais, poros dilatados e sardas, assim como peles sem brilho, secas ou cansadas.

Peeling Facial Médio: ideal para manchas profundas, cicatrizes de acne, rugas finas e peles envelhecidas pelo sol.

Peeling Facial Profundo: perfeito para peles muito envelhecidas, com manchas, rugas ou cicatrizes profundas de acne


Tipos de Peeling Facial

O peeling pode ser de três tipos:

Químico: Feito através do uso de substâncias químicas

Mecânico: Com aparelhos de microdermoabrasão ou lixas de ponta de diamante.

Físico: A laser.

Peeling Químico 

Para realizar um peeling químico, a pele deve ser preparada com antecedência de 15 a 30 dias através do uso de um creme pré peeling, receitado por seu dermatologista. O preparo da pele permite a obtenção de melhores resultados, além de ajudar a evitar possíveis efeitos indesejáveis dos peelings — como hiperpigmentação ou queimaduras, que podem acontecer mesmo quando todos os cuidados são tomados. Geralmente usamos uma crema hidratante para preparar a pele e que o resultado seja o desejado.

Os peelings químicos utilizam substâncias que provocam o desprendimento das camadas superficiais da pele, permitindo estímulo para a renovação celular e formação de colágeno, gerando assim uma pele macia, brilhante e uniforme. Sua finalidade é rejuvenescer a pele, melhorar sua textura e cor, suavizar as rugas. Quanto maior a profundidade do peeling facial, maiores são os riscos de ocorrerem complicações. Deve ser realizado sempre por um médico conhecedor da pele, um peeling aplicado por uma pessoa que nao conhece a pele pode ter resultados graves.

Alguns tipos de peeling químicos:

Acido kójico, fenol, acido salicílico, acido glicolico, acido retinoico, etc…

Cuidados Pós Peeling Facial

O paciente deve hidratar a pele durante uma semana com hidratantes recomendados pelo médico para o período após o peeling facial, em geral esses produtos ajudam também na regeneração da pele. 

Cada peeling tem seu protocolo pode ser aplicado cada 7, 15 ou 30 dias.

Não esquecer do filtro solar nessa fase. O fator deve ser no mínimo 30, que proteja contra radiação UVA e UVB, com reaplicação de, no mínimo, quatro em quatro horas. Os protetores solares físicos são as melhores opções, pois seus compostos reagem menos quimicamente com a pele em comparação com os filtros solares químicos, o que diminui as chances de irritações. 

Cuidados necessários:

Colocar compressas frias em infusões de camomila sobre a área do peeling

Hidratações semanais no consultório, que ajudarão a retirar as crostas residuais, diminuir o edema e facilitar a reepitelização.

Uso de hidratante com filtro solar diariamente, renovando as aplicações várias vezes ao dia.

Evitar expor-se a luz solar, lâmpadas fluorescentes ou mudanças bruscas de temperatura.

Uso diário crema despigmentante, hidratante, antirradicais, etc.

Após a normalização da pele devemos instituir um tratamento diário tópico preventivo e de manutenção.


Para mais informações ligue para nós pelo telefones: 

917 753 834 | 930 703 362

Ou visite-nos, estamos em:

Rua Comandante Valodia 106 R/C Maculusso, Ingombota, Luanda. Angola

Será um prazer atendê-lo.

Centro Médico Máxima Estética.