Você não consegue emagrecer? Saiba o que pode estar acontecendo.

O emagrecimento e um processo lento que exige muito esforço e há muitos que acabam desistindo a meio caminho. No entanto, antes de desistir, respire fundo e lembre-se: a perda de peso pode parecer muito simples, mas, na realidade, nossos organismos são muito mais complexos do que uma equação de calorias. É provável que você já tenha cometido alguns erros inocentes em sua jornada rumo à perda de peso que podem atrapalhar o resultado final.

1-Fazer dieta sem acompanhamento nutricional: Dietas sem acompanhamento são restritivas e não levam em conta estado de saúde, hábito alimentar e estilo de vida do indivíduo; não têm preocupação em promover educação nutricional e não conseguem acompanhar a manutenção do peso perdido, por exemplo: a dieta da sopa, da proteína, dos pontos, do grupo sanguíneo, sem glúten...eliminam o consumo de determinados alimentos completamente e exageram na ingestão de outros ou reduzem muito a quantidade de comida ingerida por dia. Estos remédios e alterações radicais na alimentação sem ter o acompanhamento nutricional podem colocar a saúde em risco e trazer complicações piores do que o excesso de peso. Deficiência de nutrientes, excesso de gorduras e proteínas, falta de carboidratos e efeito sanfona (yo-yo) são alguns dos resultados negativos possíveis. 

2-Mudar todos os seus hábitos alimentares da noite para o dia: Para perder peso com sucesso é necessário que adote um padrão alimentar que você poderá seguir. Comer de forma saudável não significa jogar fora metade da sua geladeira, e sim comer mais os alimentos que são verdadeiramente bons para você. Para ser bem sucedido nessa tarefa, você deve implementar pequenas e realistas alterações em sua dieta. Quando você se acostumar com isso, defina uma nova meta simples em conjunto com o seu Nutricionista, como por exemplo: comer uma porção de frutas ou vegetais frescos todos os dias.

3-Não beber água: Quando você não bebe água, tende a reter os liquidos que entran. Não precisa estar com sede para beber água, sendo que em média é necessário beber 1,5 litros de água por dia. Porém, se você está se exercitando ou por outro motivo quer beber mais, não tem problema.

4- Abusar da cerveja ou bebidas alcoólicas: O alcohol tem calorías, eles são calorias vazias que apenas fornecem nutrientes. Além do álcool, muitos cocktails tem grandes quantidades de açúcar. 

5- Exagerar no final de semana: Há quem pergunta: Eu posso fazer uma exceção no fim de semana e comer demais? Seu corpo não sabe quando é final de semana. Comer de maneira saudável deve ser uma pratica de todos os dias. Se você come demais vai engordar, seja na segunda-feira, seja no sábado ou no domingo.

6-Se entupir de “produtos lights”: Eles também têm calorias. Ha quem só compra "produtos light" e come 8 vezes o produto. Se você come 3 vezes ou 4 vezes um "produto light" provávelmente vai ingerir muito mais calorias que se tivesse comido um normal. Ademais estos produtos tem químicos que podem ser muito piores que o açucar.

7-Alimento emagrecedor: Alimentos podem acelerar seu metabolismo. Mas todos têm calorias e podem te engordar, se consumidos em excesso. Falaremos do perigo de exagerar no uso de alimentos termogênicos num proximo artigo (são suplementos alimentares que aumentam a nossa taxa metabólica basal)

8-Ficar em Jejum: o corpo acha que a pessoa esta num deserto sem comida e sem chance de sobrevivência, então vai armazenar energia da forma mais ventajosa para ele que é na forma de gordura. Ficar em jejum é um dos erros mais frequentes em pessoas com sobrepeso.

9-Preguiça de exercício: Exercício mantém um bom humor e eleva alguns hormônios que ajudam a aumentar o metabolismo e, portanto, a perda de peso e promove o crescimento da massa muscular, que faz o corpo gastar mais calorias. Encontre algo que goste e mexa-se. Youtube tem rotinas que podem ser feitas em casa, procure um espaço e faça exercício.

10-Comer pouca salada: é uma das refeiçoes maiores que ajudam a dar uma boa forrada no estomago e faz com que você acabe comendo menos coisas teoricamentes mais gordas depois.

11-Comer muito rápido: Quando comemos muito rápido fatalmente acabamos comendo mais do que deveríamos. Quem come devagar dá tempo para que o organismo perceba que está sendo nutrido – isso pode levar alguns minutos – assim, você se sentirá saciado mais facilmente. Faz a refeição ser mais prazerosa e ajuda a matar a fome com menos comida. 

12- Dormir mal: Descansar é fundamental para seu corpo se recuperar e ter uma saúde melhor. Isso afeta diretamente o seu emagrecimento. A pessoa que tem uma noite de sono mal dormida ou não dorme o suficiente vai gastar menos calorias no dia seguinte, por estar cansada. Tente criar o ambiente adequado, não ligar a TV, baixar a luminosidade, ter a roupa de cama limpa, desligar o seu computador e telefone uma hora antes de dormir, ler um livro para adormecer...

13- Problemas de saúde: como hipotireoidismo, síndrome do ovário policístico, certos tratamentos com esteróides para doenças de asma ou alérgicas... Aí o ideal é você conversar com um médico pois ele pode te ajudar a achar a melhor saída para você controlar o peso e conseguir os melhores resultados.

14- Falta de força de vontade: Emagrecer é um proceso que demora. Paciência que os melhores e mais consistentes resultados vêm com o tempo. Se você persiste os resultados vai ser durável e provavelmente não vai voltar engordar.


Consulte sempre um médico antes de começar a fazer alterações na sua alimentação. É preciso ir devagar, ter paciência com os resultados e respeitar os limites do seu corpo. Sempre que possível, visite o seu nutricionista.


Para mais informações só ligue para nós pelo telefones 917753834/ 930703366; ou viste-nos na Av. Comandante Valódia, 106. Maculusso. Ingombotas, Luanda.
;)

Comentários (0)

Deixe um comentário