Pular refeições não emagrece! Saiba o que acontece com o seu corpo.

Você já esqueceu de comer? Tinha muito trabalho? Ou achou que era melhor não almoçar, pensando que ia perder peso?

Pular refeições pode acontecer por quem trabalha demais e não encontra tempo nem para almoçar com calma, ou também no desespero para perder peso de forma rápida de algumas pessoas que acreditam que saltando uma ou outra refeição irão emagrecer. De uma vez por todas, é preciso esclarecer que pular refeições não emagrece e também não é saudável.

Seja qual for o motivo, saiba o que acontece com seu corpo quando fica sem comer por muito tempo.

1- Você armazena gordura -

Para que seu corpo funcione da maneira correta, é necessário ingerir uma quantidade certa de nutrientes e calorias. Quando o corpo não recebe o alimento, ele se prepara para passar fome e começa a deixar de queimar calorias, para que elas fiquem acumuladas para o futuro, começa a estocar gordura para garantir que terá energia e também vai fazer você sentir muita fome. Quando você pula as refeições principais como o café da manhã, o resultado é pior ainda. Seu cérebro vai sentir desejo de comer alimentos mais calóricos ao longo do dia. 

2- Você fica cansado e irritado -

Os níveis de açúcar no seu sangue ficam desregulados. Os nossos órgãos obtêm energia a partir dos açúcares, pelo que se eles diminuem, seu corpo passa a economizar o pouco que lhe resta. 

O órgão mais afectado é o cérebro porque é o mais sensível à diminuição dos açúcares no sangue, o que provoca confusão mental, irritabilidade, tremores, sudorese e dificuldade de concentração.

3- Você come mais do que precisa – 

Quando você pula refeições, seu corpo entra num estado de sobrevivência. Na próxima refeição ele se prepara para armazenar toda a quantidade de energia que puder, lembrando do período que ficou sem alimentos. Seu organismo libera o hormônio do stress que vai fazer comer compulsivamente grandes quantidades de comida e tem um efeito psicológico de culpabilidade e depressão nas pessoas que aumentam de peso com facilidade. Quando a fome está muito intensa, fica mais difícil ser racional e fazer escolhas saudáveis, o mais comum é que as pessoas comam o primeiro alimento que aparecer.

4- Problemas digestivos podem aparecer -

Seu corpo é feito para trabalhar com o processo de digestão. Quando sua alimentação é irregular, o mesmo acontece com sua digestão. A parte do aparelho digestivo que mais sofre é o seu estômago, podendo aparecer gastrites crônica que pode-se complicar com úlceras.


Fazendo uma analogia, como um carro precisa encher o tanque antes de começar o dia porque não pode andar sem o combustível, você deve começar o dia con um bom café da manhã. Procure alimentos saudáveis. É importante manter-se alimentado de maneira moderada e estável ao longo do dia. Para isso, você deve respeitar os horários de todas as refeições (café da manhã, almoço e jantar) e comer pequenos lanches entre cada um deles - como frutas, iogurte ou nozes - para manter o metabolismo acelerado e seus níveis de energia estáveis, além de impedir excessos nas refeições principais.

Não pular refeições vai melhorar sua disposição, seu humor e de quebra, ainda ajuda a perder peso.


Comentários (0)

Deixe um comentário